quinta-feira, 7 de agosto de 2008

É tudo de bom, amiguinha!

Pois é, caros leitores.
Eu tenho um lado muito “amélia” e não me envergonho disso. Gosto bastante de gastronomia e culinária, sou fã da Palmirinha Onofre e, quando tenho tempo, acho a maior diversão inventar moda na cozinha.

Minha avó sempre reclama de ter que fazer comida todo santo dia e eu entendo! Ter que cozinhar sempre assim vira uma obrigação. E aí fica meio chato...também tem gente que se apropria da clássica frase “não sei nem fritar um ovo”.
Para estes céticos que provavelmente acham uma chatice os programas com receitas na TV, bem...vocês nunca vão aprender nada mesmo, se não se arriscarem a tentar. E sabe o que mais? É muito melhor tentar cozinhar qualquer coisa, dar errado, ficar horrível e, mesmo assim, ir aprendendo a fazer comida aos poucos do que nunca tentar e viver de miojo! Sem contar que é muito engraçado quando a comida fica ruim e você vê as pessoas comendo e fingindo que tá ótimo, pra não te fazer desfeita...quem não lembra da sopa azul do aniversário da Bridget Jones? Hahahahaha...

Uma receita que eu adoro fazer e que ficou meio famosa são os cookies. O crédito dela vai para a Isadora, minha prima, e a Vera, mãe dela. Elas que me ensinaram!

Atendendo a muitos pedidos, resolvi postar na íntegra aqui no blog. Tentem fazer em casa, eu juro que é fácil! E, se der errado, você pode armar um campeonato de futebol de botão com os cookies na mesa da sala, olha que legal!


P.S. Dispenso as piadinhas infames com os cookies...entenderam, né, manés??


COOKIES

Ingredientes:

3 xícaras de chá de farinha

1 xícara de chá de açúcar

1 xícara de chá de açúcar mascavo

1 colher de sopa rasa de fermento

3 ovos inteiros

1 e 1/2 tablete de margarina culinária (acha fácil no supermercado! são aqueles tijolinhos de margarina que vem em pacotes, próprios para fazer bolo, biscoito, essas coisas...)

1 barra de chocolate meio amargo picado

Modo de fazer:

Primeiro, pegue uma tigela grande e coloque todos os pós (farinha, açúcar e fermento) e misture muito bem, até eles ficarem com uma cor de canela. Se o açúcar mascavo estiver empelotado, trate de esmagar bem todas as bolinhas! Tem que ficar sem carocinho nenhum, tudo bem misturado!

Agora coloque os ovos inteiros (mas sem casca, hein! hahaha) na tigela.
Dica pra quem não sabe muito de culinária: ao invés de quebrar o ovo direto na tigela com a farinha, pegue um pote menor e quebre os ovos nele, um a um. Se o ovo estiver bom, você joga na tigela. Se estiver estragado, você não vai perder toda a receita por isso!

Derreta um tablete e meio da margarina culinária (no microondas ela derrete em uns 30 segundos, bem fácil). Quando estiver bem líquida, jogue na tigela.


Agora é a hora de misturar BEM a massa. Ela é pesada e super grudenta. Sim, é legal pacas misturar com as mãos e fazer meleca, mas dá muuuito mais trabalho. É melhor pegar uma colher de pau e misturar com força, mas com jeitinho (senão você vai esparramar tudo na pia, mané).
Tem que misturar muito bem mesmo, até virar uma massa bem mole, brilhante e marrom, cor de caramelo.

Feito isso, pegue o chocolate (que já deve estar picado em pedacinhos pequenos, nada muito perfeito. Eu faço essa parte antes de tudo, vendo televisão. Irmãos mais novos, não sei por que, também são ótimos para fazer essa parte. Dê um pouco de trabalho pra eles, mas cuidado para que não comam metade da barra de chocolate escondidos).

Jogue tudo direto na massa e, mais uma vez, misture MUITO bem.

Hora de assar! Agora precisamos de um pouquinho de atenção.
Pegue uma assadeira grande, de qualquer formato. Não precisa untar a fôrma, porque a massa tem muita manteiga e não gruda.

Com duas colheres de chá (sim, as pequenas, mesmo) faça bolinhas de massa na assadeira, tomando o cuidado de deixá-las bem separadas. Isso porque, quando assa, o cookie se esparrama e, sem espaço, eles vão grudar e ficar bem feinhos (mas o gosto fica bom! Isso já aconteceu comigo, no começo...hehehe).

Coloque no forno em temperatura média ou alta e fique de olho, porque assa rápido.
Uns 10, 15 minutos são suficientes. Dá pra saber quando estão bons quando as bordinhas dos cookies ficam bem douradas.

Tire os biscoitos da fôrma com uma espátula e deixe eles secarem em um prato grande. A grade daquelas churrasqueirinhas elétricas também pode servir para deixar os cookies esfriando.

Prontinho! Viu como é fácil?

Depois vocês me contam se as experiências deram certo?

4 comentários:

  1. Eu também gosto de cozinhar! Mas prefiro o Jamie Oliver rsss sabe?
    Vou testar os Cookies!
    Seu blog ja está virando instrumento de utilidade pública!

    Bjs
    Gui

    ResponderExcluir
  2. Bá!!!!!!!
    Adorei! vou tentar fazer aqui em casa!
    depois me lembra de te passar uma receita de Frango barbecue. Ficou uma delicia é a receita leva uma lata de coca-cola!
    Saudades!
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Os cookies são ótimos podem testar!!
    Mas essa história de revelar meu desejo de ser a Feiticeira.....todo mundo vai saber que cozinha não é la´meu forte....rssrs

    ResponderExcluir
  4. COOKIE é bom, ninguém quer dar...

    essa piadinha =P haha

    viu, eu li seu blog!
    bjo

    ResponderExcluir